Quais são os 11 benefícios da manga para a sua saúde?
Alimentos

Quais são os 11 benefícios da manga para a sua saúde?

fevereiro 03, 2017   •   por Karen Coelho

Olá meninos e meninas, eu me chamo Karen e amo encontrar alternativas naturais para melhorar a saúde. Você quer saber quais são os 11 benefícios da manga para a sua saúde? Vou te mostrar.

Os benefícios da manga

A Manga é uma fruta deliciosa, seu sabor adocicado é agradável ao paladar sendo também consumida verde para aqueles que apreciam um gosto mais para o azedinho. São também utilizadas nas saladas frescas e sucos. O que muitas pessoas não sabem é que esta fruta além de deliciosa pode trazer muitos benefícios à sua saúde.

Primeiramente vou falar um pouco sobre os benefícios nutricionais da Manga. Geralmente ela contém 60 calorias a cada 100g. Possui variados nutrientes tais como carboidratos, fibras, Antioxidantes e vitaminas (A, B, C, E e K). É uma ótima fonte de minerais (CálcioZincoPotássioFerroMagnésio e Potássio).

Logo,  podemos observar que sua composição traz muitos nutrientes que sabemos ser essenciais para uma boa saúde.

A baixo você vai encontrar uma descrição de 11 benefícios da manga, venha conhecê-los comigo.

Benefício da manga

Os 11 benefícios da manga para a saúde

  1. Prevenção ao Câncer:

Manga é uma excelente fonte de antioxidantes (quercetina, isoquercitrina, astragalin, fisetina, ácido gálico e methylgallat).

Contém ainda Vitamina A, flavonóides, beta-caroteno, alfa-caroteno, beta e-criptoxantina que tem relação com a prevenção de câncer no pulmão e na boca.

Os antioxidantes também auxiliam na proteção contra os radicais livres. Além de conter a pectina, capaz de restringir que ajuda na redução do risco de surgimento de câncer de cólon. 

  1. Melhora a digestão:

A Manga é uma ótima fonte de fibras, que, como sabemos auxilia na digestão, promovendo movimentos intestinais adequados, ajudando a manter o trato intestinal saudável e limpo. A manga também é alcalina por natureza, ajudando assim na reduçãoda acidez estomacal.

  1. Redução do colesterol ruim e aumento do bom

A mangiferina é um composto encontrado em alta concentração nesta fruta e que ajuda na diminuição do colesterol ruim, dos triglicérides e que também aumenta o bom colesterol HDL.

Como já dito acima, a manga é rica em fibras e vitamina C, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim em nosso sangue. Ela também reduz as interações da leptina, um hormônio que produz células gordurosas.

Também apresenta a Vitamina B6 que é capaz de controlar os níveis de homocystiene que é prejudicial aos vasos sanguíneos podendo ser catalisador para ataques cardíacos e eté derrames. A manga ainda é uma excelente fonte de polifenóis conhecidos por reduzir o acúmulo de gordura nas artérias.

  1. Melhora da Pele

  A Manga por ser uma ótima fonte de antioxidantes, retarda o envelhecimento da pele, além de a Vitamina C, também presente em sua composição que auxilia na cicatrização de espinhas e acne, a vitamina A e o beta-caroteno permitem o rejuvenescimento, trazendo brilho e suavidade para a pele. Pode ser aplicada sobre a pele, agindo como um hidratante natural. Pode ser passada em todo o corpo através de seu óleo.

  1. Estabilização dos níveis de açúcar no sangue

A mangiferina é um antioxidante presente na Manga, capaz de reduzir a absorção de glicose pelo organismo. Além da mangiferina, a manga também é rica em polifenóis que auxiliam na redução dos nível de açúcar no sangue.

Uma informação muito importante é que a Manga tem um baixo índice glicêmico, podendo ser consumida sem a rápida elevação dos níveis de açúcar no sangue.

  1. Melhora das funções cerebrais

 Uma vitamina encontrada em altos níveis nesta fruta é a vitamina B6 que é conhecida como construtora de energia, ajuda na comunicação das células nervosas auxiliando a manutenção de um sistema nervoso saudável. Melhorando a concentração, o humor e auxiliando no controle do estresse.

O ácido glutâmico, também está presente na Manga, bastante conhecido por melhorar o poder de concentração e turbinar a memória.

Também encontramos a piridoxina que ajuda na produção cerebral do hormônio de GABA, que nada mais é que um neurotransmissor, auxiliando, assim, no bom desenvolvimento do cérebro.

  1. Perda de Peso

 Contrariamente ao que muitos pensam e dize a Manga é uma fruta que possui baixa caloria e baixo índice glicêmico. É uma ótima fonte de nutrientes. Podendo substituir o seu lanche da tarde. Além de auxiliar na digestão, por seu alto teor de fibras.

Uma ótima notícia é que a manga não possui qualquer índice de sódio ou de gordura. E seu baixo índice glicêmico não lhe fará sentir fome rapidamente lhe deixando saciada durante um longo período de tempo.

  1. Prevenção de anemia

Por ser uma rica fonte de ferro ajuda na prevenção de anemia. Promovendo ainda um aumento das células vermelhas presentes no sangue sendo altamente recomendável para mulheres em gestação.

  1. Fortalece o sistema imunológico

A Manga ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico por ser rica em antioxidantes e minerais que ajudam na proteção contra ataques microbianos.

  1. Hidratação das mucosas

A Manga traz muitos benefícios aos seus olhos e às mucosas do seu corpo, pois a vitamina A presente nesta fruta traz hidratação para estas áreas. Auxiliando na saúde dos olhos. Cegueiras noturna e secura nas vistas podem ser amenizadas com o consumo regular da fruta.

  1. Evita insolação

No verão, ao ir para a praia, é altamente recomendável que além de água, é claro, você leve também uma garrafa com suco de manga natural, pois este suco rico em nutrientes é uma ótima fonte de hidratação sendo ótimo para evitar a insolação. Sendo uma alternativa aos refrigerantes e fornecendo nutrientes e minerais essenciais ao seu organismo.

É sempre bom conhecer alternativas naturais para melhorar a sua saúde, você conhece mais algum benefício da manga? Me conta aí nos comentários abaixo.

Você precisa ver isso também!

Quais são os 11 benefícios da manga para a sua saúde?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
6 comentários
  1. maio 08, 2017

    […] consumir a granola associada a frutas de baixa caloria, como a manga, a laranja, entre outras. Também com iogurtes naturais, vitaminas, açaí, entre outros. A […]

  2. fevereiro 19, 2018

    Gostaria de saber se a maga realmente enjoa, pois quando criança eu comia muito, era a fruta que eu mais gostava e agora não consigo nem sentir o cheiro.

    • fevereiro 19, 2018

      Olá Renato, a manga em sua composição não contém nenhum elemento conhecido que seja capaz de causar enjoos. Talvez por seu cheiro bastante acentuado, você possa ter desenvolvido essa aversão, porém acredito que seja uma coisa pessoal mesmo. às vezes acontece! Um abraço e obrigada pela sua visita!

  3. João Victor Couto Ferramacho
    março 04, 2018

    Parabéns pelo artigo Karen, excelente! Acabamos de fazer uma vitamina a base de manga, banana e mel, e, vim procurar exatamente os benefícios dessa delicia de fruta que é a manga.

  4. Dorilda Guedes da Silva
    abril 24, 2018

    Manga é tudo de bom para a saúde! obrigado adoro manga!!!

Deixe seu Comentário