Quanto tempo leva para emagrecer de verdade?
Emagrecimento

Quanto tempo leva para emagrecer de verdade?

fevereiro 22, 2019   •   por Karen Coelho

Nós acabamos de começar uma nova rotina. Começamos a praticar exercícios e modificar nossa dieta. Isso geralmente acontece quando algo na realidade nos atinge em cheio e decidimos que é hora de mudar. Porém, sempre queremos resultados da maneira mais rápida possível. Você já se perguntou quanto tempo leva para emagrecer definitivamente? Se sim, este artigo foi feito para você!

Qual é o tempo necessário para perder peso?

Alguns dias? Semanas? Meses? Anos?

A resposta pode ser até um pouco óbvia, mas é real e você precisa saber: Depende do organismo de cada um.

Embora seja fato que os resultados vão variar de acordo com cada organismo, existem algumas coisas que podem ser pontuadas.

Por exemplo, se você está em uma vida sedentária e decide começar a fazer exercícios 3 vezes por semana e melhorar a sua alimentação cortando as besteiras, seus resultados serão rapidamente percebidos. Por que seu corpo sai do estado de inércia. Isso se dá pelo fato de que uma mudança de hábitos sedentários causa uma perda de líquidos + gordura, o que facilmente modifica a aparência.

Porém, quando seu corpo se acostuma com essa rotina e você decide aumentar seus treinos para 5 dias na semana, certamente vai demorar mais para ver os resultados, pois a relação de perda de peso começa a diminuir quando seu corpo começa a se estabilizar. Faz sentido para você?

A velocidade com que nosso corpo utiliza as calorias (gasto de energia) para realizar as funções básicas (respirar, digerir, circular o sangue, pensar, etc) em descanso é chamada de TMB (Taxa de Metabolismo Basal). E existem alguns fatores que determinam nossa TMB, como por exemplo a idade, o sexo, a composição corporal e também a genética.

Por isso é importante desenvolver um plano de emagrecimento, com um profissional qualificado que irá levar em consideração todas as suas características particulares. Afinal ninguém é igual a ninguém.

Quanto tempo em dias se leva para perder peso?

Já sabendo que, boa parte do nosso uso de energia, partindo do corpo em repouso, é predeterminado pelos fatores citados acima, é preciso ter em mente também, que a qualidade das calorias que gastamos, é tão importante quanto.

Não podemos deixar que esses fatores nos façam desistir, pois é perfeitamente possível adaptar suas condições primárias e chegar a resultados incríveis. A qualidade de calorias que queimamos está diretamente ligada à quantidade e intensidade dos exercícios que fazemos e também à qualidade e valores energéticos dos alimentos que ingerimos.

Se consumirmos mais calorias do que nosso corpo precisa para se nutrir, durante um longo período de tempo, isso acarretará um ganho de peso expressivo. Logo, se estamos há anos despejando calorias ruins, elementos prejudiciais ao nosso organismo e não praticando exercícios, não podemos exigir do nosso corpo que o mesmo se organize em poucos dias, certo?

Com isso em mente, podemos fazer uma estimativa de que quem começa a se exercitar e melhorar a alimentação, começa a perder de 1 Kg a 1kg e ½  em uma a duas semanas.

Veja Também: Guias Gratuitos Ensina Como Perder de 2 a 5 KG Por Mês >> Clique Aqui e Baixe Grátis!<<

O corpo demora em média 1 mês para se adaptar a cada quilo perdido!

Isso se deve a um fator chamado gasto metabólico basal, ele requer sérias adaptações do organismo e demora para se ajustar. Cerca de 1 mês para cada Kg. Então, se você perdeu 12 Kg, isso significa que seus esforços para manter essa perda de peso, deverão ser os mesmos pelos próximos 12 meses.

Seu corpo primitivo “pensará” que você está passando por um período de escassez de comida. Então dentro desse período ele fará reservas de energias, o que poderá causar inchaços, retenção de líquidos, acúmulo de gordura. Cabe a você manter o foco e esperar pacientemente que seu corpo se adapte ao seu novo peso. Lembrando que tudo isso é apenas uma estimativa e que existem muitos fatores que podem alterar esse tempo para mais ou para menos dependendo das características individuais de cada pessoa.

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário