Por que é mais fácil engordar do que emagrecer?
Emagrecimento

Por que é mais fácil engordar do que emagrecer?

fevereiro 23, 2019   •   por Karen Coelho

Quem entrou na saga de tentar emagrecer, certamente já percebeu que é muito mais fácil ganhar peso (de forma errada é claro) do que emagrecer (da forma certa). Embora isso tenha uma resposta imediata que é a nossa dificuldade de mudar nossos hábitos. Existem alguns fatores esternos que também contribuem para essa terrível verdade em nossas vidas. Veja!

Fatores que atrapalham o emagrecimento e aceleram o ganho de peso

Estilo de vida

A relação entre a perda e a manutenção do peso é bastante complexa. Não basta perder o peso, nosso organismo precisa se adaptar à falta desses determinados quilos.

Saiba mais neste artigo do nosso blog: Quanto tempo realmente demora para emagrecer.

Há muitas coisas no meio termo entre perder peso e realmente emagrecer! E ainda existem muitos fatores externos que notoriamente contribuem para que o sobrepeso vá se acumulando até que não seja mais tão pequeno.

Alguns desses fatores são: estresse, postura, trabalho, bebidas, tabagismo, pouco descanso, entre muitos outros.

Mas o que há de comum entre todos esses fatores?

Todos representam um estilo de vida que é muito comum em nossa sociedade atual.

Trabalhos muitas vezes estressantes, onde passamos grande parte do tempo sentados e sem postura, agitados e preocupados, sem tempo de comer direito, que tiram nosso sono e nossa energia, nos impossibilitando assim de nos exercitarmos, comer bem e descansar o necessário.

Isso causa desequilíbrios hormonais, problemas de saúde, problemas na ordem mental, ansiedade, e muitas outras coisas que favorecem o ganho de peso e prejudicam muito o emagrecimento.

Problemas prévios de saúde

É muito importante também perceber que a sua saúde precisa estar em dia para que o seu emagrecimento ocorra da melhor forma possível.

Seu corpo passa por muitos reajustes metabólicos durante o processo de emagrecimento!

Então, se você estiver com algum problema de saúde, pode não conseguir emagrecer e ainda ficar mais doente.

Por isso é muito importante fazer exames e checar se está tudo bem com você periodicamente e principalmente quando você vai começar uma rotina de emagrecimento.

Exemplos de problemas que impedem o emagrecimento são: doenças crônicas, desequilíbrios hormonais, anemia, entre outros.

Estresse

Este fator está bem classificado já no modo de estilo de vida, porém, merece um parágrafo único só para si, devido a tamanha importância e impacto que tem no emagrecimento real.

Hoje é praticamente impossível encontrar algum ser humano que não lide com o estresse diariamente.

Acontece que uma pessoa estressada libera muito cortizol em seu organismo.

O cortizol é conhecido como o hormônio do estresse. As consequências da presença desse hormônio no nosso organismo são desastrosas e quanto ao emagrecimento, piores ainda!

Quando ele está elevado no nosso corpo, por um longo período de tempo, sua ação prejudica a capacidade do nosso organismo de queimar gorduras, além de nos colocar em um estado constante de exaustão.

Isso acaba fazendo que nós acumulemos muito mais gordura, principalmente na região visceral, onde é bem mais difícil de eliminar.

Dietas super restritivas

Os grandes profissionais da área da nutrição e do emagrecimento já chegaram a um consenso de que os malefícios das dietas super restritivas ultrapassam de longe os benefícios.

Fazendo uma dieta muito restritiva você perde gordura sim, porém perde muita massa magra, muitos nutrientes, prejudica seu metabolismo, podendo causar disfunções muitas vezes irreversíveis e com sérios danos a saúde.

Além do que, as dietas restritivas são consideradas uma das principais causas do efeito sanfona.

Quando se tem o hábito constante de começar e parar dietas, o hormônio da fome (grelina) aumenta significativamente, enquanto que o hormônio da saciedade (leptina) cai muito. E assim, você vai gradativamente sentindo mais fome e quando come demora muito mais para se sentir saciada.

Conclusão

Engordar pode parecer muito mais fácil de emagrecer, porém o que acontece na realidade é que a maioria das pessoas estão buscando o emagrecimento de uma forma errada, negligenciando a própria saúde em busca de estética, ou então cedendo à rotina louca do dia a dia.

Comece a se colocar em primeiro lugar! Priorize seu bem estar, sua paz interior, sua saúde! A sua vida é única! Valorize-a! O emagrecimento e a estética vêm como consequência.

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário