Scroll Top

Cuidados com a Saúde

Manipulação de alimentos – 6 cuidados com a higiene da cozinha

Neste artigo vou lhe mostrar quais são os 6 cuidados que você deve ter com a higiene da cozinha para garantir a sua saúde.

cuidados com a saúde

Preparar uma refeição para você ou para a sua família, é muito prazeroso. Mas, você já parou para imaginar as atitudes que você pode estar tendo de errado que prejudica a sua saúde neste momento? Um pano de prato sujo, a colher de pau ou um ovo quebrado na pia, podem colocar a sua saúde em risco, por isso, ficar atenta a detalhes como estes é extremamente importante!

Para te ajudar a manter a higiene da sua cozinha em dia e afastar os riscos de contaminação por micro-organismos, separei para você algumas dicas super úteis abaixo. Veja só 6 cuidados que você deve ter com a higiene da cozinha para garantir a sua saúde!

Manipulação de alimentos

  1. Mantenha as mãos limpas

Primeiramente, vamos começar com o óbvio: as suas mãos devem estar sempre limpas! E isso inclui lavá-las bem com sabão e água corrente, passar álcool em gel 70 e manter unhas curtas.

  1. Abandone as colheres de pau e as tábuas de madeira

Hoje em dia, é difícil não encontrarmos em uma cozinha as famosas e velhas colheres de pau e as tábuas de madeira. Acontece que, ambas, ou qualquer outro utensílio de cozinha fabricado neste material, é um excelente local para a proliferação de bactérias, uma vez que os micro-organismos acabam ficando presos nas frestas da madeira, o que pode contaminar os alimentos e prejudicar a sua saúde.

Opte sempre pelas colheres de silicone ou inox, e tábuas de vidro, preferencialmente.

Leia Também ↓↓: 
  1. Nunca utilize o mesmo utensílio para várias preparações

Todo alimento já possui as suas bactérias naturais. O problema é que, quando você usa um utensílio de cozinha para preparar um alimento e, em seguida, usa para outra preparação sem antes lavar, você acaba misturando essas bactérias que, juntas, irão deteriorar mais rapidamente o alimento.

O ideal é sempre usar uma colher diferente para mexer o alimento, não usar a mesma panela para outra preparação, sem antes lavar e entre outros cuidados.

  1. Não quebre ovos na pia

Ué, mas por que? Você já deve saber que o ovo cru pode conter a salmonela, aquela bactéria que pode causar diversas doenças gastrointestinais. Ou seja, quebrando-o na pia, você pode transferir a bactéria para outros alimentos ou utensílios e acabar contraindo a doença.

E, o problema, não para por aí. Se a pia também não estiver devidamente higienizada, você também pode contaminar o ovo que vai ser ingerido posteriormente.

  1. Não use lixinho de pia

Além de não ser nada higiênico, o lixinho de pia pode trazer diversos problemas para a sua saúde caso entrem em contato com um alimento. O ideal, é sempre manter o lixo no chão, forrado com um saco plástico, e trocado diariamente.

  1. Esqueça os panos de pia

Umidade, restos de alimentos, ambiente quente. Quer um local mais perfeito do que esse para a proliferação de bactérias? Se você quer prezar pela boa higiene da sua cozinha, dispense os paninhos de pia e prefira usar o rodinho de pia ou os paninhos descartáveis.

 

Você Precisa Ler Isso Também!

Sobre o autor | Website

Advogada, escritora, blogueira e bem casada, adora escrever sobre tudo o que compõe universo feminino: emagrecimento, saúde, relacionamento e beleza.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.