Scroll Top

Alimentos Emagrecimento

Diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos – venha conhecê-la!

O nosso organismo utiliza os carboidratos como fonte de energia, transformando-os em glicose. O utiliza a glicose imediatamente ou a armazena como forma de gordura, de forma a obter uma reserva de energia. Existem, porém, existe uma grande diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos. Enquanto um é saudável e necessário ao organismo o outro apenas serve para se acumular em gordura no seu corpo.

Você conhece a diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos? Dá uma olhadinha!

diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou esclarecer algumas dúvidas que são muito presentes no mundo das dietas. “Eu devo abolir o carboidrato da minha alimentação? ” “Existem carboidratos bons? ” “Qual é a diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos? ”

A importância dos carboidratos e da diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos

diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos Importância

Os carboidratos são a primeira fonte de energia que os seus músculos buscam quando estão expostos a exercícios de alta intensidade. Além de atuar na digestão, devido à presença de fibras. Regula também a utilização das proteínas e gorduras. Portanto, apesar de as dietas Low carb serem excelentes para o emagrecimento, isso não significa que você deve abolir os carboidratos de sua alimentação. Caso contrário você pode sofrer as consequências disso, como: cansaço físico e mental, alterações no humor, dores de cabeça, falta de energia e ainda diversas doenças. Contudo, resta a pergunta: você conhece a diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos?

Diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos

Diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos- carb. simples

Classificação dos carboidratos

Em uma classificação simples dos carboidratos podemos dividi-los em: Monossacarídeos, dissacarídeos ou oligossacarídeos e os polissacarídeos.

Os Monossacarídeos são carboidratos que possuem apenas uma molécula de açúcar. Ex: Glicose, ou frutose, etc.

Os Dissacarídeos ou Oligossacarídeos são compostos pela união de duas moléculas de açúcar. Ex: Sacarose, lactose e maltose. A sacarose que contém uma molécula de glicose somada a uma molécula de frutose

Os Polissacarídeos são aqueles que contêm três ou mais moléculas de açúcares.

Carboidratos Complexos

diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos- complex

Os carboidratos complexos se enquadram na classificação dos polissacarídeos. São compostos de moléculas de açúcar unidas coo um cordão. Com uma estrutura química mais complexa. Por causa de sua estrutura maior, são absorvidos mais lentamente pelo organismo. Sendo uma fonte de energia mais constante e estável.

As estruturas mais complexas destes carboidratos fazem com que a alteração glicêmica no organismo seja baixa.

Esses carboidratos, em geral, são ricos em vitaminas do complexo B, fibras e minerais.

Alimentos que contém carboidratos complexos

Os carboidratos complexos podem ser encontrados nos vegetais verdes; nos grãos e alimentos integrais, como massas e pães integrais; vegetais que contenham amido, como as batatas, batata-doce, milho e abóbora;

Estão presentes ainda no feijão, nas lentilhas e ervilhas.

Carboidratos Simples

Diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos- carb_simples

Os carboidratos simples possuem estrutura química reduzida. São feitos de apenas uma ou duas moléculas de açúcar. Os monossacarídeos, dissacarídeos ou oligossacarídeos.

Por serem de estrutura pequena complexidade, têm uma digestão mais rápida e, consequentemente, um alto ou moderado índice glicêmico. Assim, são uma fonte mais rápida de energia, impedindo que o organismo queime as gorduras e as utilizem como combustível.

Alimentos que contém carboidratos simples:

Os alimentos ricos em carboidratos simples são alimentos bem doces. Seu açúcar vai rapidamente para o sangue, causando um pico de glicose no organismo. São eles: Açúcar refinado; xarope de milho, melaço, doces, geleias, sucos em caixa, refrigerantes, massas, entre outros.

Dicas para evitar o açúcar dos carboidratos (ao entender a diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos)

Leia sempre o rótulo dos alimentos, pois os açúcares podem estar escondidos nas informações nutricionais. Além de beber muita água e sucos naturais no lugar dos refrigerantes e sucos de caixinha. Você pode aprender mais sobre os açúcares no rótulo dos alimentos.

Opte por comer frutas ao invés de doces e consuma cereais e alimentos integrais.

Conheça aqui receitas de sobremesas Low carb para incrementar a sua dieta.

Considerações sobre a diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos

A diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos é muito grande. Os Carboidratos simples se transformam em gorduras e são armazenados em seu corpo como reserva de energia futura. Já os carboidratos complexos são uma boa fonte de energia e nutrição. Desta forma, se você for fazer uma dieta restritiva de carboidratos, vale a pena reservar um espaço para eles em sua rotina alimentar.

E você, conhecia a diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos? Me conta aí abaixo nos comentários.

Sobre o autor | Website

Advogada, escritora, blogueira e bem casada, adora escrever sobre tudo o que compõe universo feminino: emagrecimento, saúde, relacionamento e beleza.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.