Dar uma pausa na dieta pode fazer com que você emagreça mais. Entenda!
Coaching de emagrecimento

Dar uma pausa na dieta pode fazer com que você emagreça mais. Entenda!

agosto 09, 2018   •   por Karen Coelho

A princípio pode ser estranho ou mais uma daquelas jogadas de marketing que muitos profissionais e blogueiros da saúde e bem-estar gostam de lançar para chamar a atenção do público, mas saiba que não é.

Particularmente considero a pausa em uma dieta como uma verdadeira estratégia que uma pessoa pode utilizar para obter melhores resultados no seu corpo. Se você já teve a oportunidade de observar existem muitos programas nutricionais, que são desenvolvidos para que sejam seguidos durante um determinado período, e isso acontece de forma semelhante com as dietas restritivas e aquelas consideradas “milagrosas”.

Em algum momento você já parou para pensar sobre isso? De antemão te digo que existe uma lógica por trás de cada uma delas, a qual irei revelar a partir do próximo tópico. Confira!

Emagrecer rápido x Emagrecer devagar

dar uma pausa na dieta emagrece

Existem dietas, programas de reeducação alimentar e treinamentos físicos que podem provocar um emagrecimento mais rápido. Aliado ao fator metabolismo, a perda de peso é continuada até que se chegue a um ponto que o organismo simplesmente para.

Pode reparar que se houver duas pessoas seguindo a mesma dieta, ambas perderão peso até um determinado momento e depois perceberão que os seus corpos se manterão estáveis, e por que isso acontece?

Uma das hipóteses mais bem aceitas vem dos nossos ancestrais, que no passado (tempo das cavernas e nomadismo), os indivíduos não contavam com a mesma facilidade que hoje temos para garantir a comida.

Eles precisavam enfrentar predadores ferozes e caçar, assim como plantar e colher. Nesse terreno inóspito, o organismo ativava o seu mecanismo de defesa corporal reservando os nutrientes importantes e aumentando a fome quando se encontrasse frente a comida.

Da História Antiga até os dias atuais muita coisa se transformou, mas o nosso organismo continua bastante precavido, e por isso se mantém arredio ao emagrecimento, uma vez que considera nesse ato a possibilidade de morrer devido à falta de alimentação.

Ao perceber que lhe faltará comida, ele começa a lhe enviar sugestões para comer maiores quantidades de alimentos (aumento de apetite), enquanto segura as calorias para perder o mínimo possível. É provável que quando o pedido do seu organismo não é atendido e você insiste na dieta há pouco adotada, o corpo passa a sentir e sofre a perda de calorias e consequentemente a diminuição do peso.

Efeito Platô

Você já ouviu falar do Efeito Platô? Se não, irei te explicar agora. Como você acabou de acompanhar, no início da sua dieta logo se sente mais leve, pois começou a perder peso – em alguns casos é possível perder muito peso inicialmente – e depois perceberá que o emagrecimento passará a ser menor até que acontece uma estagnação.

É exatamente este momento que ganha o nome de Efeito Platô, um termo empregado em diversos campos, inclusive no processo de aprendizagem. Esse efeito pode ser definido como uma espécie de força da natureza que atua na diminuição da eficácia de medidas que se fizeram maiores em algum tempo anterior.

Para ter ideia, essa “falta de eficácia” não é só encontrada na dieta, mas também na rotina de exercícios em uma academia. É por isso que o seu instrutor modifica periodicamente a carga de pesos nos equipamentos de ginástica e musculação no seu treinamento, pois sabe que o seu organismo “se acostuma” com os pesos utilizados.

Seja menos rígido com o seu organismo

Você já deve ter visto – se é que não tenha acontecido contigo – de seguir rigorosamente uma dieta, se tornar uma pessoa bastante restritiva e altamente disciplinada com os exercícios, com o intuito até de realiza-los a exaustão, como forma de acelerar o seu processo de emagrecimento.

Em nenhum dos dois isso funciona. Como pode observar o efeito platô vai acontecer a qualquer momento, mais cedo ou mais tarde ele surgirá.

Sugiro que siga corretamente a dieta adotada, assim como a realização de exercícios sem exageros e menos ainda sem falhas. O importante é observar o comportamento do seu organismo, pois sozinho conseguirá perceber quando o efeito platô estiver prestes a acontecer contigo.

O melhor é dar uma pausa na dieta

Sim. Se você conseguiu perder alguns bons quilos, mas deseja continuar até chegar um determinado peso é indicado que faça uma pausa na sua dieta para depois retoma-la. Para ter melhores resultados e alcançar o sucesso desejado não cometa exageros durante este período “de férias” que o seu organismo desfruta.

Neste período o seu organismo se acostumará com o novo corpo e logo retomará os níveis hormonais. Em média, o tempo ideal para retomar uma dieta pode variar entre 10 e 15 dias. Não se assuste se ganhar uns quilinhos, pois logo os perderá e ficará como sempre sonhou.

Quer receber dicas exclusivas todos os dias? Me siga no instagram @KarenCoelho.

 

Dar uma pausa na dieta pode fazer com que você emagreça mais. Entenda!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário