Scroll Top

Dietas Emagrecimento

5 erros comuns de quem vai começar uma dieta Low carb

Começar uma dieta Low Carb pode ser complicado. Existem diversos obstáculos que você vai encontrar pelo seu caminho ao iniciar uma dieta Low carb, isso pode te levar a resultados adversos do esperado e efeitos que não são ideais à sua saúde e além de tudo, há também os alimentos que possuem carboidratos escondidos.

 

erros comuns

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou mostrar para vocês os erros mais comuns ao começar uma dieta Low Carb. Para obter sucesso em sua dieta Low Carb, simplesmente abolir carboidratos não é o suficiente. Quando alguém lhe disser que a dieta Low Carb não está funcionando, provavelmente ela está cometendo um desses erros muito comuns.

Erros mais comuns ao começar uma dieta Low Carb:

  1. Exagerar no consumo de proteínas

A proteína é sim muito importante, é uma das bases em uma dieta Low carb e a maioria das pessoas não ingere o suficiente em sua rotina diária.

Ela aumenta a saciedade, a queima de gorduras, além de contribuir para uma estrutura corporal melhorada. Quando comparada aos outros macronutrientes.

De uma maneira bem geral, ingerir mais proteínas do que carboidratos deve levar você a perder peso  mais rapida e satisfatoriamente.

Porém, nada em excesso te faz bem, você pode acabar ingerindo muita proteína, mais do que o seu corpo necessita. E desta forma seu corpo entra em gliconeogênese onde aminoácidos da proteína são transformados em glicose, o que deve te impedir de atingir o emagrecimento rápido.

Uma boa dieta Low Carb precisa de poucos carboidratos, muita gordura e proteína moderada. Uma quantidade indicada é a de até 2 gramas por quilo do seu peso.

 Resumindo: O consumo de proteínas em excesso pode te impedir de emagrecer.

  1. Não consumir gorduras suficientes

Em nosso dia a dia, ingerimos a maior quantidade de calorias dos carboidratos, principalmente de grão e e açucares.

Quando retiramos esta fonte de energia de nossa rotina, precisamos NECESSARIAMENTE substituí-la ou ficaremos fracos e sem forças.

Infelizmente, cometemos o grande erro de que se cortarmos os carboidratos juntamente com as gorduras teremos um resultado melhor.

Precisamos retirar energia de alguma coisa, e se não comemos carboidratos, logo precisamos da gordura em compensação. Por não fazer isso, muitas pessoas ficam com fome, sentem-se mal e acabam desistindo no percurso.

Não há por que temer as gorduras se você souber como escolher as que você irá consumir, como a monoinsaturada e Ômega 3, mantendo mínimo o consumo de óleos vegetais e abolindo a gordura trans.

Você deve optar por cortes de carne gordurosos adicionando gorduras saudáveis à sua rotina, óleo de coco, azeite de oliva, etc.

 Resumindo: Se estiver fazendo uma dieta Low Carb, precisa ingerir gordura, caso não faça isso você não terá fonte de energia para se sustentar.

  1. Consumo de carboidratos acima do recomendado para você

Cada organismo é único. Se uma pessoa emagrece consumindo de 100 a 150 gramas por dia de  carboidratos ( o que é muito menos do que costumamos consumir por dia), não significa que para você a quantidade deva ser esta. Não há uma definição do que precisamente constitui uma boa dieta low carb para cada indivíduo.

Muitas pessoas conseguem resultados realmente incríveis consumindo essa quantidade de carboidratos, outros só conseguem se comerem alimentos reais, sem processamento. Já para outras, esse nível de ingestão de carboidratos pode ser muito e estas só conseguem se praticamente cortarem 100% dos carboidratos.

Você precisa experimentar, ingerir diferentes quantidades de carboidratos para descobrir sua quantidade ideal, já que isso depende de variáveis que só você poderá descobrir.

Porém, em geral, as pessoas só conseguem enxergar resultados se consumirem menos de 50 g de carboidratos por dia.

O que não nos deixa com muitas opções de consumo, exceto vegetais e pequenas quantidades de frutas vermelhas.

Resumindo: Se você quer resultados, ao começar uma dieta Low Carb pode ser necessária a diminuição da ingestão  de carboidratos para não mais que 50g diárias.

  1. Esquecer o Sódio

Uma das engrenagens das dietas Low Carb é a redução dos níveis de insulina.

Com isso ao começar uma dieta Low Carb, seu corpo, além de eliminar gordura, começa a eliminar excesso de sódio e de água retidos no organismo. E é por isso que geralmente desinchamos nos primeiros dias de dieta.

Porém, ao contrário do que você possa pensar, o sódio é essencial ao nosso organismo.

A falta de sódio pode nos causar vertigens, fadiga, dores de cabeça, prisão de ventre, entre outros males.

Por tanto, fique atenta ao consumo de sódio. Você pode fazer isto adicionando um pouco de sal aos alimentos diariamente, mas só um pouquinho.

Resumindo: Pouca ingestão de carboidratos diminui o nível de insulina em nosso corpo, o que leva os rins a eliminarem sódio, o que pode levar a uma deficiência deste eletrólito essencial ao nosso organismo.

  1. Ansiedade

O quinto, maior e mais comum erro, não ter paciência!

O seu corpo está acostumado a queimar carboidratos.

Então se você cortá-los drasticamente ao começar uma dieta Low Carb, seu corpo vai precisar mudar de matriz enérgica(vai queimar as gorduras, como já sabemos). Porém pode levar algum tempo para seu corpo se adaptar a esta nova fonte de energia e, durante esta transição, provavelmente você não se sentirá muito bem.

É o que chamamos de “gripe da redução de carboidratos” ao começar uma dieta Low Carb. Acontece com todo mundo, levando de 3 a 5 dias para começar a melhorar. Podendo levar semanas até a adaptação metabólica completa.

Isto por que você está reeducando sua forma de se alimentar, com certeza não é fácil.

 Resumindo: Seja paciente e persistente.

Leve para sua vida:

Começar uma dieta Low Carb e reduzir o consumo de carboidratos é uma cura problemas de saúde em potencial como obesidade, diabetes tipo II, colesterol alto, entre outros. Fazer uma dieta Low carb é muito mais do que estética!

Porém, adquirir outros hábitos saudáveis é extremamente necessário para melhorar sua vida! Seja saudável e pratique exercícios!

Você cometia algum destes erros? Me conta aí nos comentários…

 

Você Precisa Ler Isso Também!

Sobre o autor | Website

Advogada, escritora, blogueira e bem casada, adora escrever sobre tudo o que compõe universo feminino: emagrecimento, saúde, relacionamento e beleza.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.